quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Meio Ambiente

Audiência Pública da Lagoa dos Barros será no próximo dia 11 de março


Requerimento do Dep. Paulo Borges foi aprovado e a polêmica ganhará discussão

Aprovada em caráter de urgência, a Audiência Pública sobre a Lagoa dos Barros na Comissão de Meio Ambiente será realizada no próximo dia 11 de março, quarta-feira, as 9h30min, no 3º andar da Assembleia Legislativa. Segundo o deputado Paulo Borges, o objetivo é o de discutir, em conjunto com a comunidade, especialistas na área ambiental, entidades envolvidas (Fepam e Corsan) e autoridades dos municípios de Osório e Sto Antônio da Patrulha, uma “solução mais justa e ética para todos”, salienta o deputado.

Ele acredita que a única maneira de chegar a um denominador comum é disseminar o debate sobre o futuro da lagoa, as consequências de um possível impacto ambiental (trata-se de um reservatório natural de água potável para a comunidade patrulhense), e social, já que a Lagoa dos Barros é um importante local de veraneio dos gaúchos. “Este assunto é de importância para o Estado. Temos o dever de tentar equacionar este impasse”, define.

Também titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o deputado vem desenvolvendo inúmeras ações relacionadas com o meio ambiente, uma das características da sua atuação como deputado. Há dois anos, ele instituiu o "Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental" . Agora, o risco de poluição da Lagoa dos Barros pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Osório, é mais um motivo de reflexão sobre a preservação da natureza no Estado. "A Lagoa dos Barros é um patrimônio nosso e, cabe a nós, cidadãos, cuidarmos dela. Por isso a importância de levar essa discussão a público", argumenta o deputado.

Nenhum comentário: